Monday, November 24, 2008

Eu blogo, tu blogas, ele bloga...


...nós blogamos, vós blogais, eles blogam.

[...] Mas, afinal, o que é um blog? A definição clássica afirma que é um diário mantido por qualquer um na internet. A palavra parece ter surgido pela primeira vez em 1997, quando o internauta John Barger chamou seu diário pessoal na rede de "weblog", algo como "registro na web". Em 1999, outro navegante resolveu fazer uma brincadeira. Quebrou o termo em dois, para gerar o trocadilho "we blog", ou "nós 'blogamos'". Aí a palavra "blog" pegou. Tornou-se sinônimo de qualquer diário ou registro mantido na internet. Você vai lá, escreve um texto, publica uma foto, um filme, põe links para o que mais julgar interessante na rede e pronto. Está feito seu blog. Tradicionalmente, os diários eram escritos em pequenos cadernos por quem queria manter as coisas em segredo. Pois na internet eles se transformaram em manifestações públicas e coletivas. Um faz referência ao outro. Um comenta o outro. Um se inspira no outro. E essa multidão de blogs que se entrecruzam e se relacionam ficou conhecida como blogosfera.[...] Fonte: Revista Época

Dia desses eu conversava com um outro blogueiro aí, e explicávamos a um terceiro elemento, cru no assunto, sobre o quer viria a ser o tal do blog.
Nossa definição ficou bem próxima desta definição feita pela Revista Época nos idos de 2006.
Do ponto de vista dos blogueiros, fica declarado que a grande vantagem é a falta de compromisso com coisa qualquer.

Eu por exemplo, me dou a liberdade de citar nomes e lugares que podem não significar lhufas pra você que está "me lendo" agora.
Mas - duas coisas - eu não te pedi pra "me ler" - TÓIN, hahaha - foi você que veio (se bem que pra alguns "fregueses" eu aviso que chegou mercadoria sim, hahaha... aviso que "estamos com novidades") e a outra coisa é que mesmo eu citando aí esses nomes, esses pronomes, esses lugares, eu ainda acho que é fácil de entender.

Quem me conhece sabe que eu falo um tanto.
E meu pensamento é rápido.
E eu acho tudo bem explícito no meu jeito de escrever. Eu mesma "me leio" e me ouço falando desse jeito aqui que eu e você lemos.

Agora tem acontecido uma coisa que eu tô adorando!
Não apenas eu visito blogs de gentes que eu nem sei quem são, mas tenho recebido visitas e comentários de gentes que eu nem sei quem são.

Quem me conhece sabe que eu gosto de gente um tanto.

Bom, o fato é que eu adoro ler os blogs, adoro que cada um seja cada um e vice-versa, adoro a agilidade dos blogs de informações, adoro que meu melhor irmão, que é - este sim - o redator oficial da família tenha criado o dele esse fim de semana, adoro quando conheço gente nova por causa do orablogs.

Bloguemos todos!
Viva!

5 comments:

Anonymous said...

"[...] eu não te pedi pra "me ler" [...]"

Bem teu tipinho, né?

Houve o tempo que eu costuma blogar desta forma, sem compromisso, linkando com outros blogs e escrevendo pessoas, coisas e lugares. Mas a correria do dia a dia parece ter me feito perder um tanto o dom das palavras.

E se eu falasse tanto quanto tu certamente teria que escrever mais para descansar as cordas vocais. =D

Raquel said...

E...?

"E"... tudo isso onde? No blogSPOT!
Adooooooooooooooooro.

Fernanda MBem said...

Pois é, minha lôra, eu blogo tmb.
Bloguei agorinha mesmo e resolví (demorou) comentar aqui também.

Em alguns anos vamos ler isso tudo e lembrar de tudo.

Por isso vale a pena.


E já aproveitando, membra da geração odisséia, thank you.

Anonymous said...

Por que voce nunca me avisa q chegou "maecadoria nova"?
Aliás, depois de não me convidar insistentemente para ir no show do Ney Matogrosso, eu meio q espero mesmo o seu desprezo :(

Anonymous said...

Por que voce nunca me avisa q chegou "maecadoria nova"?
Aliás, depois de não me convidar insistentemente para ir no show do Ney Matogrosso, eu meio q espero mesmo o seu desprezo :(