Sunday, December 24, 2006

O começo do recomeço...


Li esse texto na revista Claudia de dezembro, tirei as partes que mais gostei, botei alguma coisa minha, li, reli, gostei e editei aqui.



É pra você! Toma!



A delícia que é abrir um livro e descobrir um novo primeiro parágrafo.O valor de um grande começo. A expectativa que de imediato gera na gente.Tão bom algo que inicia assim, como se início nem fosse. Rapidamente, você já está lá, em outro lugar,em outro tempo, em outra página.E você, diante de certos começos, sorri antecipado. Pressente que a vida, a partir dali, vai ter um pouco mais de graça.Um bom começo é sempre um convite. Convite a quê? A gente só descobre com a história em si. E, claro, não são apenas os livros que, ainda bem, têm esse poder, essa habilidade de renovar a nossa vida.
Os discos são assim. As viagens são assim. Uma garrafa de vinho é assim.
Uma esquina qualquer, na verdade, também guarda esse mistério.
E as pessoas, sim, as pessoas são assim.
Um telefonema, um e-mail, um breve aceno, um esbarrão, um encontro, um desencontro, um sorriso, qualquer coisa pode ser O Início, com direito a letra maiúscula e tudo.
Crianças, por sinal, são constantes começos. O comentário nunca é óbvio. A reação nunca é previsível. Exemplo: a mãe estava com um baralho de tarô nas mãos e o filho, curioso, perguntou:"O que é isso?""A gente pode perguntar coisas para estas cartas.""Perguntar? Pras cartas? Não entendi.""Você se concentra, pensa em uma pergunta, tira uma carta e vem uma resposta.""Posso perguntar, mãe?""Pode, sim."Ele se concentrou, se concentrou, se concentrou e, muito sério, diante do baralho, questionou:"Quantas sementes tem uma laranja?"
Até o tarô ficou sem resposta. Que bom, melhor assim. Daí pergunto eu: quantas sementesterão 2007? Muitas, eu espero. Também vai depender da gente. Sempre depende. Da nossa capacidade de se deslumbrar. De ir junto. De embarcar. De folhear a vida, vamos dizer assim. E, ao se deparar com o instigante, que a gente não prefira, simplesmente, deixar o livro (ou a laranja) pra depois.
Feliz 2007!!!
Pra você, pra mim, pra todos nós. Que o começo do ano traga, justamente, o que ele tem de melhor. A esperança de renovação. A vontade de ir adiante. O sonho de começar e recomeçar e começar de novo, mais uma vez e como se desta vez fosse, outra vez, a primeira de todas as vezes.
Bom começo pra você.

3 comments:

Anonymous said...

How beautiful!
Amei a pergunta do menininho, hahahahahaha!
Bjos, e fica bem aí, tá, q a vó tá passando bem e vai operar amanhã.
Bjão!! Te amooo!!

Anonymous said...

pra q tu escreve coisas tao compridas ???

Unknown said...

Pat, eu li esse artigo na revista!
Que lindo que ficou!!!!
E tomara que tenhamos mesmo, por mais que tenha começado, um bom 2007... como eu disse que fiz, pedi ao mar e como ele tem boas vibrações, tenho ctz que termos mesmo um 2007 cheio de coisas boas, até pq tem muito o que acontecer ainda né!!!!