Wednesday, January 28, 2009

Petit Prince... você vai ter que ser forte!!!


Pois é.
Eu, você e pessoas de 160 línguas ou dialetos diferentes crescemos ouvindo: "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas...".

Tudo culpa da raposa, olha só:

++++++++++++++++++++++++++++++++++

- Que quer dizer "cativar"?

- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?

- Procuro os homens, disse o principezinho. Que quer dizer "cativar"?

- Os homens, disse a raposa, têm fuzis e caçam. É bem incômodo! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que fazem. Tu procuras galinhas?

- Não, disse o principezinho. Eu procuro amigos. Que quer dizer "cativar"?

- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços..."

- Criar laços?

- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...

++++++++++++++++++++++++++++++++++

Olha só que pesado, meu povo!

Então é assim? Fica pra mim o peso da responsabilidade pelo sofrimento dos outros todos, certo?

Errado, gente.
Não pode ser assim não!

Então, fox, vou ter que discordar de você.
Não vou comprar essa ideia e achar que todas as pessoas que eu cativei são propriedade minha e eu delas, e que somos res-pon-sá-veis - palavra fuerte! - uns pelos outros.

O que eu mais prezo nessa minha vida é a liberdade de ser só eu. Só eu. Uma só. Seguir o meu coração, deixando ele ser até meio irresponsável quando em vez...

A melhor coisa que tem é deixar solto.
Eu deixo você e você me deixa. Daí quando acontece da gente querer estar juntos, sabe que essa vontade foi mútua e genuína.

Fora outra coisa que eu li uma vez e nunca mais que esqueci, que falava mais ou menos o seguinte: tirante os relacionamentos familiares e os amigos de infância assim, inseparáveis, da vida inteira mesmo, toda pessoa que chega pra você, traz com ela um passado, um histórico, um contexto de vida que simplesmente... não te pertencem!!! E pior: nem você nem ninguém podem mudar. Não dá pra apagar as pessoas e as experiências que fizeram esse passado. É fato. Não adianta chorar.
Afinal, com o outro, coitado, acontece o mesmo em relação a você, você também chegou aí com esse passado todo, que é o que inclusive fez de você essa pessoa cheia de defeitos e qualidades que você é e que ainda assim, ou por isso mesmo, cativa tanta gente.

Então, não tem espaço pra cobrança.
Não tem espaço pra melindre - e olha ele de novo aí gente! - e não tem espaço e acabou.

Vamos cuidar de valorizar os estar junto mútuos e genuínos?
Não vamos botar as nossas decisões e muito menos a nossa vida e nosso destino na mão de ninguém não, que é pra não pesar pra esse pobre essa big dessa responsabilidade aí?

Vamos fazer assim, gente... deixa solto, vai! Deeeeixa correr solto que no fim dá tudo certo!

4 comments:

Dra. Tormenta said...

Pra falar e verdade, nunca fui muito chegada em Petit Prince... menininho chato esse aí, sô!

Linda a história, a viagem dele, seu espirito aventureiro e curioso... mas nunca fez minha cabeça não.

Sou mais Alice... birutinha...

Concordo com você, Lôra... em gênero, número e grau.

Nós gatos já nascemos pobres... porém já nascemos livres...

Anonymous said...

Patita, o que li recentemente (escrito por um expert em Petit Prince) foi que a palavra cativar é uma tradução equivocada. O que o autor quis dizer é "por quem você coloca dentro da sua casa" (o engano deve vir porque as palavras sao da mesma familia, né? Cativa, cativeiro)...anyway, no seu caso especificamente, vc foi responsavel por mim em alguns fins de semana (pelos quais serei eternamente grata) e pelo Brian...hehehe...piadinhas a parte, em épocas de couchsurfing, nem esse tipo de responsabilidade existe!!! Bjão!

Unknown said...

E ESSE é um momento bom pra falar que eu GENUINAMENTE lembrei da minha teacher pra te indicar uma banda que eu tenho certeza que vc vai gostar! (Sorry, não sabia onde te escrever! =S)

Enfim, espero que seja novidade pra vc!

A banda é Nouvelle Vague, a propósta é transformar musicas dos anos 80 em bossa-nova, trilha de fil noir, etc!

Recomendo "I just can't get enough" do Depeche mode, que virou um quase-sambão bem gostoso e "The killing moon" do Echo and the bunnymen que consegui ficar ainda mais bonitinha!

Staysthetip

Pat S said...

Ai Rodrigooooo!
Como assim não tem seu e-mail???

Quero respondeeer!!!
AMO Nouvelle Vague, vc já ouviu "Dancing with Myself"? Foi toque do meu celular um tempo.

Agora é "Winter" do The Dodos, q se vc não ouviu, tem que ouvir!

Staysthetip.

PS: Saudade de vc nas aulas. Volta, bobo!