Wednesday, October 22, 2008

A Boa e Velha Gentileza


Hoje de manhã, eu e meu iPod, saímos felizes pra pegar o ônibus.

Ali no ponto tinha duas senhorinhas, cheias de estilo, sentadas nos bancos : uma japonesinha com uma bata colorida, outra bem mais velhinha, de cabelo branquinho e – adoro – de tênis. Nike.

Essa, de tênis, batia um papo animado com uma moça. Eu via, mas não ouvia. Mas gostava. Meu coração fica feliz quando vê moças dando atenção genuína a pessoas mais velhas.

E eu esperava o ônibus de pé, olhando atenta pra tudo o que acontecia à minha volta, people watcher que sou, e dublando sei lá o que que eu ouvia.
A senhorinha japonesa me chamou, tocando delicadamente meu braço. Tirei o fone do ouvido, sorri, me abaixei e ela disse: “Senta, querida… o ônibus tá demorando!”.
Eu respondi, enternecida: “Aaaaah, obrigada!”. Sentei ao lado dela e desliguei o iPod, mas ela nem queria conversa assim… ela queria só… ser gentil.

O ônibus demorou, mas chegou.

Entramos todas, e duas paradas mais tarde, entrou outra senhorinha de idade.
Poooodre de chique.
Com brincão, colarzão, oclão, batonzão.
Bancos ocupados.
A velhinha de tênis e cabelinho branco, se levantou imediatamente pra dar lugar pra esta última que entrou, e que era visivelmente mais jovem.
Por esta razão talvez, ela custou a aceitar. “Deixa disso, estou bem."
“Mas eu desço no próximo ponto, faço questão, deixa disso você”.
E ela sentou, e a de cabelinho branco desceu no mesmo ponto que eu, deixando pra trás a senhorinha chique confortavelmente sentada, sem abalar um milímetro a paz dos outros jovens passageiros desprovidos de gentileza e respeito que não cogitaram oferecer lugar algum.

E lá fomos nós, eu e a velhinha de tênis, que gentilmente sorriu pra mim quando a gente teve que se separar.

Outro dia no supermercado eu quis que um senhorzinho - Sr. Alexandre - passasse na minha frente na fila, e ele não quis de maneira nenhuma.
Disse que as damas vão sempre primeiro.
Eu, a dama, fui na frente dele, satisfeita.

E eu hoje sorri de volta aliviada para a velhinha de tênis, por saber que as velhinhas e os velhinhos, pelo menos eles, nunca se esquecerão do valor de uma gentileza, mesmo que o mundo não seja gentil com eles o tempo todo, por mais longo que esse tempo todo seja. Muito mais do que a distância entre um ponto de ônibus e outro, ou a fila de um caixa de supermercado.

7 comments:

Anonymous said...

É comum ver esse tipo de cena ocorrer também em outras cidades (aqui em Florianópolis, por exemplo). Enquanto as pessoas mais velhas estão conversando e [i]aproveitando melhor o momento[/i], a mais novas estão preocupadas em reclamar de "n" situações. Para essas pessoas eu sigo ouvindo meu iPod com um [b]bom e velho rock[/b]!

Em que tipo de perfil eu vou me enquadrar quando ficar mais velho?

Nessita! said...

Bah, falta de gentileza é tão comum. Vejo isso direto quando pego ônibus: tem pessoas que até levantam para dar lugar a idosos ou gestantes, por exemplo, mas com aquela cara de "fiz por obrigação". Que triste né? Pessoas assim não devem ser felizes...

bjus

Dra. Tormenta said...

é normal chorar com post sobre velhinhos e gentileza?

Chorei minha nêga...

Lindo...

Também agora tenho um fotolog... e ontem postei sobre isso lê lá: fotolog.com/dratormenta.

Anonymous said...

heey teacher da paula, da ju, da lu e da carol! :DD

Anonymous said...

Paaaat!
Seus posts estão melhores a cada dia! Consegui até enxergar a cena na minha cabeça! =D
GOSTO!

Beijos!

Fernanda MBem said...

Ainda não tinha comentado esse aqui, né? Como assim?
Entrei para ver se tinha novidade, e pam!

Your posts rock!
Luv ya!

Rennot said...

por isso gosto de small towns