Wednesday, September 12, 2007

Yellowstone National Park - Verao de 2007 - Que viagem...









Aíííííí... Agora no verão, fui de novo pra lá e conheci o outro "looping", fazendo um passeio diferente. A gente segue com o guia em uma van, e o guia tem um olho clínico pra encontrar ursos e outros animais selvagens no meio das florestas do parque. Quando ele vê alguma coisa, a gente pára e desce da van pra olhar pelo binóculo. O engraçado é que a gente vê de muito longe, mas fica satisfeitíssimo quando identifica cada borrão! Hahahaha...
Mas o que compensa mesmo nesse passeio são as paisagens... os canyons são a coisa mais linda desse mundo!!!
O Lower Falls, uma das cachoeiras, tem 308 pés, isto significa quase duas vezes a altura do Niagara Falls!!! Tudo lá é exuberante, de tirar o fôlego!

A atração mais nova do Parque de Yellowstone é o Grizzly Discovery Center and National Geographic Theatre, e claaaaro que eu fui visitar também.
Lá sim você pode ver ursos e lobos bem de pertinho. São muito fofos assim, presos, hahaha...
É legal também porque a proposta é bem didática, então você tem acesso a uma gama de informações sobre a vida selvagem, filmes educativos, vê as "gaiolas" utilizadas para transporte dos bichinhos, tudo de perto!

Que mais? Ah, o IMAX Theatre!!!
É um cinema 3D, o maior "motion picture system" do mundo!
Você realmente se sente dentro do filme, dentro da tela.
O que eu assisti foi o "Yellowstone". O diretor (Bill Conti) foi vencedor de três Emmys e um Oscar.
O filme conta a história do parque voltando no tempo, desde os índios da Tribo Tukudika, seus mais antigos habitantes conhecidos, até os mais recentes exploradores, como John Colter, sócio da expedição Lewis & Clark. Contando literalmente um pouquinho de história, Colter é o primeiro homem branco conhecido a ter visitado a região de Yellowstone no período entre 1806 e 1808. Sendo um membro original da Expedição Lewis e Clark, Colter solicitou a permissão de Meriwether Lewis para deixar a expedição depois que tinha terminado de cruzar as Montanhas Rochosas durante a sua viagem de regresso do Oceano Pacífico. Colter agrupou-se com dois exploradores não filiados que a expedição tinha encontrado, mas logo depois disso tinha decidido explorar regiões ao sul de onde os seus novos parceiros desejaram arriscar-se. Viajando primeiramente na região a nordeste do que é hoje Parque Nacional de Yellowstone, Colter então explorou as Montanhas Absaroka, atravessando o Passo de Togwotee e introduzindo o vale conhecido hoje como Jackson Hole. Colter sobreviveu tanto a um ataque de urso grisalho quanto a uma perseguição feita por um bando de Índios Blackfeet que tinham tomado o seu cavalo. O explorador depois forneceu a William Clark, que tinha sido o seu comandante na Lewis e Clark Expedition, as informações anteriormente desconhecidas das regiões que ele tinha explorado, que Clark publicou em 1814.

E EU FUI LÁ!!! DUAS VEZES!!!
Bacanésimo isso, hein? Fala a verdade!!!

Monday, September 10, 2007

Yellowstone National Park - Inverno de 2006 - Que viagem...










Pros desavisados (desavisadíssimos, depois de um ano e dois meses, hahahaha), estou morando em Montana, nos Estados Unidos, trabalhando MUITO, muito mesmo, e finalmente, chegou a hora de começar a aproveitar um pouco também!

Na verdade eu comecei a aproveitar a passos lentos, no inverno passado, mas juro que vou contar tudo! Foi no inverno passado que estive em Yellowstone e fiquei apaixonada pelo lugar. Voltei agora no verão, mas foram dois passeios diferentes e em partes diferentes do parque.

O Parque de Yellowstone é o primeiro Parque Nacional dos Estados Unidos, e é conhecido popularmente como o Parque do Zé Colméia. É imeeeeenso, estou falando de mais de dois milhões de acres!!!

Ele é em formato de um "8" e cada "looping" tem uma paisagem caracterísca. Em um deles você vê os "geysers", que são piscinas naturais de água fervente que soltam jatos de água e vapor quente em intervalos relativamente curtos de tempo. O mais famoso e impressionante é chamado de Old Faithful, para este tem até arquibancadas pra acomodar o "público" que assiste seu "show"!!!
O cheiro de enxofre é beeem ruim, mas a beleza do espetáculo compensa.

Isto, como eu disse, foi o que eu vi em Yellowstone no inverno.
Chegando à cidade, você aluga uma espécie de moto própria pra andar na neve (snowmobile), botas, capacete, e manda ver na neve, monitorado por um guia. É adrenalina pura, porque você pode andar em considerável velocidade, com o vento frio cortando o rosto, admirando uma paisagem inesquecível, rica em vida selvagem que é mais do que respeitada pelo visitante.
São elks (uma espécie de veado com chifres enoooooormes), bisons (búfalos), mooses (alces), deers (veados), bighorn sheeps (uma espécie de cabra bem chifuda), antílopes, todos convivendo em paz e harmonia.

E você, caro leitor, vá "viajando" comigo aí nas fotos que já já eu volto com mais história pra contar!