Thursday, May 14, 2009

Postando e Comentando XII - Tá doendo?!? Então, solta!


É fato.
O povo tem escrito muita coisa ultimamente pensando em mim.
Eu me limito a postar e comentar, numa maneira de passar pra frente.
Vai que o povo tem escrito muita coisa ultimamente pensando em você, e você não tá sabendo?
Não, não precisa agradecer. Aproveite aí.

Este texto em especial, me deixou bem.
Me deixou com uma sensação de "Ufa, então tá tudo certo!".

Porque, olha só que inédito: sem saber, eu estou agindo do jeito certo dessa vez.
É bom demais quando ninguém te ensinou a coisa, você vai seguindo seu instinto - que neste caso, no meu caso, se chama coração - e quando vêm ver como é que você está fazendo, surpresaaaa! tá tudo certo.
Daí você faz igual o Ivan, meu aluno, e fala pra si o mais sonoro YES!

Lá vai!
Tá tuuudo certo.
E mais, não falo.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Tá doendo?!? Então, solta!
:: Rosana Braga ::

Sabe quando você vive uma situação difícil, angustiante e que te incomoda? Quando você não sabe o que dizer, o que fazer ou como agir para que a dor passe ou ao menos diminua?

Pois vou te contar o que tenho descoberto, por experiência própria! Em primeiro lugar, observe a situação toda e, sobretudo, observe a si mesmo e os seus comportamentos.

Errou? Tente consertar e, de qualquer modo, peça desculpas!
Fez ou falou o que não devia? Explique-se, seja sincero, não tente esconder seu engano ou fingir que nada aconteceu... Valide a dor do outro, sempre.
Ta difícil conseguir uma nova chance? Dê um tempo. Espere... Às vezes, algumas noites bem dormidas e alguns dias sem a imposição de sua presença ou a insistência de suas tentativas são preponderantes para que os sentimentos bons sejam resgatados e para que um coração possa ser reconquistado.

Por fim, fez tudo isso e não deu certo? Não rolou? A pessoa até te perdoou, mas a massa desandou, a história se perdeu, os desejos esfriaram?!?

Você se sente inconformado, esmagado pelo arrependimento, atordoado pela tristeza do que poderia ter sido e não foi? Tem a sensação de que estragou tudo? Não sabe mais o que fazer para parar de doer? Acredite, só tem um jeito: solta!

A dor é conseqüência de um apego inútil! Deixa ir... Deixa rolar... Se você já fez o que podia fazer, tentou e não deu, confie na vida, confie no Universo e siga em frente. Pare de se lamentar, pare de se debater e de se perder cada vez mais, e tenha a certeza absoluta de que o que tiver de ser, será!

Quando essa certeza chega, é impressionante: a gente simplesmente relaxa e solta! E quando solta, a dor começa a diminuir, e a gente começa a compreender que está tudo certo, mesmo quando não temos a menor idéia de que certo é esse. Mas quando menos esperamos, tudo fica absolutamente claro!

Não se trata de desistir, mas de confiar! Isso é o que se chama FÉ! Isso é o que desejo a mim e a você, quando algo estiver doendo em nós...

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Rosana Braga é Escritora, Jornalista e Consultora em Relacionamentos, Palestrantee Autora dos livros "Alma Gêmea - Segredos de um Encontro" e "Amor - sem regras para viver", entre outros.

5 comments:

Fernanda MBem said...

OMG!

De tudo que eu li nesse blog de meu Deus, eu mais concordo com isso.

Tenho aprendido muito a soltar, por que não é coisa fácil de fazer mesmo. A gente gosta muito, se envolve, luta, briga, faz coisa muito certa e outras muito erradas.

Mas acredito sim que se for de bom coração, tudo passa. E nada como o tempo e o "deixa solto" pra deixar soltar e voltar, ou não, pra gente.

E é sim a coisa certa, e muitas vezes, coisa muito doida de se fazer. Mas o apego pelo passado infelizmente não traz nada de volta pra ninguém.

Se trouxesse, a gente guardava tudo em uma caixinha bem guardado e abria e olhava praquilo todos os dias da vida.

Mas não traz não.
Então, seguimos em frente, rezamos pelo melhor, e soltamos.

E, de vez em quando, somos um pouco Ivan e soltamos no mais sincero e sentido jeito, um...



YES!

Beijo lindona!

Isa Ferraz said...

"Guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que o outro morra."

Então vamos esquecer, vamos perdoar, vamos ter fé, vamos SOLTAR???

É isso...

Camilla Alencar said...

"Você se sente inconformado, esmagado pelo arrependimento, atordoado pela tristeza do que poderia ter sido e não foi? Tem a sensação de que estragou tudo? Não sabe mais o que fazer para parar de doer? "

Seus problemas acabaram!
Chegou no mercado o Soltaitor Tabajara... para você aliviar a pressão nas horas de angústia... hahaha

Deixando as brincadeiras de lado, tenho que concordar com vocês duas....
Ficamos nos corroendo com aquela sensação de "e se eu tivesse feito isso..."
Não há razão, né?! Afinal, fizemos o que achávamos que era certo!
Não somos obrigados a acertar sempre...

Só há dois possíveis caminhos:
Ou erramos, deixamos passar, levantamos a cabeça, seguimos para o próximo desafio da vida....
Ou acertamos e sentimos aquele gostinho de vitória, de alívio, de conquista, missão cumprida....

Gustavo said...

relaxa e solta? Vc tem alguma analogia para fazer a respeito? Alguma situação cotidiana que sirva para ilustrar a atitude de relaxar e soltar?

Bia said...

Criatura, esse texto vem a calhar, mas não para mim: para alguém que me magoou muito. Eu não tô conseguindo perdoar já. Eu acho que vou perdoar, mas não vou esquecer a dor.