
20 de Julho, Dia do Amigo.
Claro que tinha que ter post...
Vamo que vamo!!!
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Dei pra me emocionar cada vez que falo dos amigos. Deve ser a idade, dizem que a gente fica mais sentimental.
Mas é fato: quando penso no que tenho de mais valioso, os amigos aparecem em pé de igualdade com o resto da família. E quando ouço pessoas dizendo que amigo mesmo, a gente só tem 2 ou 3, fico até meio besta de tanto orgulho: eu tenho muito mais do que 2 ou 3. São uma cambada.
Amizade não é só empatia, é cultivo. Exige tempo, disposição. E o mais importante: o carinho não precisa - nem deve - ser acompanhado de um motivo.
Você não precisa de uma razão, basta sentir falta da pessoa. E, estando juntos, tratarem-se bem.
Difícil exemplificar o que é tratar bem. Se são amigos mesmo não precisam nem se falar, podem caminhar lado a lado em silêncio. Não precisa trocar elogios constantes, podem até pegar no pé um do outro, delicadamente. Não é preciso manifestações constantes de carinho, podem dizer verdades duras, às vezes elas são necessárias. Mas há sempre algo sublime no ar entre dois amigos de verdade. Talvez respeito seja a palavra. Afeto, certamente. Cumplicidade? Mais do que cumplicidade. Sintonia? Acho que é amor.
Só mesmo amando pra você confiar a ele o seu próprio inferno. Por amor, você empresta suas coisas, dá o seu tempo, é honesto nas suas respostas, cuida pra não ofender, abraça causas que não são suas, entra numas roubadas, compreende alguns sumiços, só que liga quando o sumiço é exagerado. Tudo isso é amizade com trato. Se amigos assim entraram na sua vida, não deixe que sumam.
Porém, a maioria das pessoas não só deixa como contribui para que os amigos evaporem. Ignora os mecanismos de manutenção. Acha que amizade é algo que vem pronto e que é da sua natureza ser constante. E aí um dia abrimos a mãozinha e não conseguimos contar nos dedos nem dois amigos pra valer. E ainda dizemos que a solidão é um sintoma destes dias de hoje, tão emergenciais, tão individualistas. Nada disso. A solidão é apenas um sintoma do nosso descaso.
Martha Medeiros
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Nada é tão clichê e tão verdadeiro quanto o que ouvi de uma amiga dia desses: "Quem tem um amigo, tem um tesouro!", e eu realmente, tenho uma renca de bons amigos!
E a amizade de Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte me fez chorar muito mais do que o casamento de Carrie e Mr. Big.
E o casamento de Carrie e Mr. Big só ficou completo quanto aquela porta se abriu e ela pôde ver her girls!
Depois que eu passei um tempo longe dos meus amigos mais antigos e senti tanta falta deles, acho que aprendi a ser uma amiga melhor. Já tive tempo de extremo relapso. Estou de certa forma tirando o atraso com o cuidado de não me exceder, porque tem que parecer tão verdadeiro quanto é, esse meu esforço.
Esforço que virou costume que virou prazer que virou natural.
Agora cuido muito bem dos amigos novos que eu ganhei quando os antigos estavam longe.
E dos que eu ganho de tempos em tempos, disfarçados de amigos virtuais, de alunos (meus e dos outros), de trutas, de teachers, de sobrinhos, de amigos dos sobrinhos...
GOSTO desses meus amigos, e tenho tentado sempre dar aquela "regadinha".
Um beijo dos mais apertados em todos vocês, meus querdidões e minhas queridinhas!